×

O Padre e a Moça (1966)

O Padre e a Moça (1966)

Em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, um jovem padre chega para substituir o sacerdote que está morrendo. O lugar parece existir fora do tempo: as pessoas vivem em uma rotina marcada pela pobreza, pela religiosidade e por relações antigas de poder. Ali, o padre conhece Mariana, uma jovem que vive sob a proteção de Fortunato, um homem muito mais velho e rico que a mantém ao seu lado. O relacionamento entre os dois é tratado como algo natural pela comunidade, embora exista nele uma violência silenciosa que ninguém parece disposto a questionar. A chegada do padre altera minimamente aquela estrutura, mas o que realmente começa a se transformar é a relação entre ele e Mariana.

O que mais me chamou a atenção em O Padre e a Moça é a maneira como Joaquim Pedro de Andrade transforma a história em uma espécie de parábola seca, quase fantasmagórica. O filme não parece interessado em contar um romance proibido de maneira convencional. Não há grandes declarações de amor, nem aquela sensualidade evidente que poderia transformar a relação entre os personagens em um melodrama. Pelo contrário: tudo é contido, silencioso e desconfortável. O desejo parece existir justamente naquilo que não é dito.

Mariana, interpretada por Helena Ignez, é uma personagem particularmente interessante porque passa boa parte do filme sendo observada pelos homens. Fortunato a possui, o padre tenta compreendê-la, e a própria comunidade parece enxergá-la mais como uma figura pertencente àquele lugar do que como uma pessoa com vontade própria. Ela está sempre sendo definida por alguém. E é justamente por isso que a aproximação do padre produz tanta tensão: pela primeira vez, existe a possibilidade de ela escapar da posição que lhe foi determinada.

O padre de Paulo José também não é apresentado como um herói. Ele chega à cidade carregando a autoridade da Igreja, mas parece tão perdido quanto as pessoas que deveria orientar. Existe nele uma ingenuidade que vai sendo corroída pela convivência com aquele lugar. Quanto mais ele conhece Mariana, mais sua posição religiosa entra em conflito com aquilo que sente. E o interessante é que Joaquim Pedro não transforma esse conflito em um grande dilema moral explicado em palavras. Ele está nos gestos, nos silêncios e na própria distância física entre os dois.

A cidade é praticamente um personagem. As ruas vazias, as casas antigas, as montanhas e a paisagem mineira criam uma sensação de isolamento muito forte. É como se não houvesse realmente para onde ir. Os personagens estão presos não apenas fisicamente, mas também às tradições e aos papéis sociais que aquela comunidade impõe. A religião, a pobreza e o poder econômico se misturam de uma maneira bastante incômoda.

E há uma violência muito particular nesse ambiente. Ninguém precisa necessariamente gritar para que percebamos que existe opressão. Fortunato não precisa ser um vilão caricatural. Basta observar a maneira como Mariana está ao lado dele. A relação entre os dois já contém toda a violência necessária. O filme parece dizer que algumas formas de dominação se tornam tão normalizadas que deixam de ser percebidas como violência.

É justamente aí que o filme ganha uma dimensão política que vai muito além da história de amor. Estamos em 1966, em plena ditadura militar, e Joaquim Pedro filma uma sociedade paralisada, hierárquica e profundamente desigual. O isolamento daquela cidade não é apenas geográfico. É também social. As pessoas parecem incapazes de imaginar uma vida diferente daquela que receberam.

A fotografia contribui muito para isso. O preto e branco deixa a paisagem ainda mais árida e retira dela qualquer possibilidade de romantização. Minas Gerais aparece como uma paisagem monumental, mas também opressiva. As montanhas são bonitas e ameaçadoras ao mesmo tempo. O espaço parece engolir os personagens.

Gosto particularmente de como Joaquim Pedro evita fazer da natureza um simples cenário bonito. Ela está sempre interferindo na experiência dos personagens. As montanhas, os caminhos e as distâncias tornam-se obstáculos. Existe uma sensação constante de que aquelas pessoas estão andando dentro de um mundo grande demais para elas.

O relacionamento entre o padre e Mariana também funciona porque nunca fica completamente claro até onde vai o sentimento dos dois. Há desejo, certamente, mas existe também uma espécie de identificação. O padre reconhece nela alguém igualmente preso. Ele está preso ao sacerdócio; ela, à relação com Fortunato e às regras daquela comunidade. A aproximação dos dois cria, portanto, não apenas uma possibilidade amorosa, mas a possibilidade de ruptura.

E talvez seja justamente isso que torna o filme tão triste. A liberdade aparece como uma possibilidade, mas nunca como algo simples. Para fugir daquela realidade, seria necessário romper com praticamente tudo: a religião, a família, o dinheiro, a reputação e a própria comunidade. Não existe uma porta aberta esperando por eles. Existe apenas a possibilidade de atravessá-la e descobrir o que existe do outro lado.

O filme é baseado no poema de mesmo nome de Carlos Drummond de Andrade, e essa origem literária é bastante perceptível. Há algo de abstrato na maneira como os personagens são construídos, como se fossem menos indivíduos realistas e mais figuras dentro de uma tragédia. Isso pode criar certa distância emocional, mas, para mim, é justamente o que dá ao filme sua força estranha. Ele não quer que nos sintamos confortáveis dentro daquela história.

Também achei interessante como a sexualidade é tratada sem muita explicação psicológica. O desejo simplesmente aparece. Não existe aquela necessidade de justificar por que o padre se interessa por Mariana ou por que Mariana se aproxima dele. O filme entende que o desejo pode ser irracional e inconveniente, principalmente quando surge em um ambiente que foi construído justamente para controlá-lo.

Há momentos em que essa contenção pode tornar o filme um pouco frio. A narrativa é lenta e deliberadamente econômica, e nem sempre a dimensão simbólica funciona com a mesma força. Alguns personagens parecem existir mais como elementos da alegoria do que como pessoas completas. Mas, ao mesmo tempo, acho difícil imaginar O Padre e a Moça funcionando se Joaquim Pedro tivesse escolhido um caminho mais explicativo ou melodramático.

O que permanece depois do filme é uma sensação de sufocamento. Não é exatamente tristeza, nem medo, nem indignação. É a sensação de ter passado algum tempo em um lugar onde todos parecem saber quais são as regras e ninguém consegue realmente escapar delas. Mariana e o padre são perigosos justamente porque começam a imaginar que talvez essas regras não precisem ser obedecidas.

E gosto muito de como o filme não transforma essa possibilidade em uma história edificante sobre libertação. Não há uma solução fácil. O desejo não salva ninguém. O amor não necessariamente liberta. E a religião, que deveria oferecer algum tipo de orientação, aparece tão humana e contraditória quanto tudo aquilo que tenta controlar.

O Padre e a Moça é um filme de silêncios, paisagens e desejos reprimidos. Joaquim Pedro de Andrade consegue fazer uma história aparentemente simples — um padre que chega a uma cidade e se envolve com uma jovem — carregar questões sobre poder, religião, sexualidade, classe e liberdade. É um filme bastante brasileiro justamente porque sua atmosfera de atraso, isolamento e hierarquia nunca parece completamente distante da nossa realidade.

Talvez seja essa a maior força do filme: ele não precisa mostrar uma sociedade explicitamente violenta para falar de violência. Basta mostrar pessoas que aprenderam a viver dentro de seus limites e uma mulher que, por alguns instantes, parece enxergar a possibilidade de sair deles. A tragédia está justamente em perceber que desejar uma vida diferente pode ser muito mais fácil do que conseguir vivê-la.

Título: O Padre e a Moça
País: Brasil
Gênero: Drama
Ano: 1966
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
Duração: 90 minutos