Limite (1931)
Três pessoas estão em um barco à deriva no mar. Uma mulher e dois homens. Não sabemos exatamente para onde estão indo e, em determinado momento, parece até que já não existe um lugar para onde possam ir. Os três carregam histórias diferentes, mas todas atravessadas por alguma forma de fracasso, perda ou impossibilidade. Enquanto o barco permanece parado, o filme retorna ao passado de cada um deles, como se tentasse descobrir de que maneira aquelas pessoas chegaram até ali. É uma premissa simples, mas Limite transforma essa situação quase banal em uma experiência cinematográfica estranhíssima e, ainda hoje, impressionante.
O que mais me surpreendeu foi perceber como Mário Peixoto já entendia, em 1931, que cinema não precisava simplesmente contar uma história. Limite parece muito mais interessado em criar sensações do que em organizar acontecimentos. Há uma narrativa, evidentemente, mas ela está sempre sendo atravessada por imagens, ritmos, repetições e associações que fazem o filme parecer menos uma história tradicional e mais uma lembrança fragmentada. É como se estivéssemos diante da memória de alguém que não consegue organizar completamente aquilo que viveu.
A primeira imagem da mulher, com as mãos algemadas em primeiro plano e o rosto olhando diretamente para a câmera, já estabelece esse tom. É uma imagem estranha, quase hipnótica. O filme não nos apresenta os personagens de maneira convencional. Antes de sabermos quem são, somos confrontados com seus corpos, seus rostos e suas expressões. O passado vem depois. E isso faz com que a experiência seja muito mais sensorial do que narrativa.
A mulher é talvez a figura mais fascinante dos três. Sua história é marcada pela sensação de aprisionamento. Ela foge de uma vida que parece não lhe pertencer, mas cada tentativa de escapar simplesmente a coloca diante de outra forma de confinamento. A imagem das algemas funciona quase como uma síntese de todo o filme: os personagens estão sempre tentando se libertar de alguma coisa, mas carregam seus próprios limites consigo.
Um dos homens tem uma história relacionada à prisão e à fuga. O outro, a uma vida marcada pela solidão e por uma relação amorosa frustrada. São histórias bastante diferentes, mas Mário Peixoto encontra uma maneira de fazê-las conversar. Não precisamos necessariamente saber todos os detalhes para entender o que os aproxima: os três estão cansados. O barco se torna, então, quase uma sala de espera para pessoas que não encontraram mais um lugar no mundo.
E é justamente aí que o título ganha força. Limite não é apenas o limite físico do barco ou do horizonte. É o limite emocional dos personagens, o limite de suas possibilidades, o momento em que já não sabem para onde continuar. Existe uma sensação constante de que cada um chegou ao fim de alguma coisa.
O filme é extraordinariamente moderno na montagem. Peixoto usa cortes rápidos, sobreposições, enquadramentos inclinados, close-ups e movimentos de câmera que não parecem estar ali simplesmente para registrar a ação. A câmera está sempre procurando uma maneira diferente de olhar. Em vários momentos, tenho a impressão de que ele está menos interessado no objeto filmado do que na própria possibilidade de filmá-lo.
É impossível não pensar em como esse filme foi feito em 1931. A cinematografia brasileira ainda estava longe de possuir uma tradição consolidada de cinema de vanguarda, e Peixoto aparece praticamente do nada com uma obra que parece dialogar com o cinema soviético, o expressionismo alemão, o impressionismo francês e tantas outras experiências modernas da época. Só que Limite não parece uma simples imitação. Ele absorve essas influências e cria alguma coisa bastante particular.
A paisagem também é fundamental. O mar, as montanhas, as estradas, as árvores, os trilhos e as casas não são apenas lugares onde os personagens passam. Eles parecem refletir seus estados de espírito. A natureza frequentemente ocupa mais espaço no enquadramento do que os próprios seres humanos. E existe alguma coisa muito bonita nisso: os personagens parecem pequenos diante do mundo, mas ao mesmo tempo são capazes de transformar cada pedaço daquela paisagem em memória.
A câmera de Peixoto tem uma obsessão muito particular por detalhes. Pés caminhando, rodas de trem, mãos, cabelos, folhas, água, objetos abandonados. São imagens que poderiam ser insignificantes em uma narrativa convencional, mas aqui ganham uma importância enorme. O filme parece dizer que a memória não funciona como um roteiro. Ela funciona por fragmentos. Às vezes lembramos de uma mão, de uma janela, de uma estrada ou de um rosto antes de lembrarmos exatamente do que aconteceu.
Isso também explica por que o filme pode ser difícil. Limite não está particularmente interessado em facilitar nossa vida. A narrativa é fragmentada, os personagens não são apresentados de maneira muito didática e determinadas sequências parecem existir mais pelo impacto visual do que pela necessidade de avançar a história. Em alguns momentos, eu me senti mais diante de uma instalação artística do que de um filme narrativo.
Mas é justamente essa liberdade que torna a experiência tão interessante. Peixoto não parece preocupado em demonstrar que sabe contar uma história. Ele quer descobrir o que o cinema pode fazer com o tempo, com o movimento e com a imagem. E, para um filme de 1931, isso é impressionante.
Há também uma melancolia muito particular em Limite. Não é uma melancolia exagerada ou sentimental. É mais seca. Os personagens parecem ter perdido alguma coisa antes mesmo de começarmos a acompanhá-los. Mesmo quando existe amor, ele já vem acompanhado da sensação de que não vai durar. Mesmo quando alguém tenta fugir, existe a impressão de que a fuga já está condenada.
A trilha sonora ajuda muito a construir essa sensação. A música não está simplesmente acompanhando o que acontece: ela dá às imagens uma dimensão emocional que talvez os personagens não consigam expressar. O filme poderia ser ainda mais silencioso e continuaria funcionando, mas a música transforma aquelas imagens em algo quase fantasmagórico.
O mais curioso é que Limite parece falar o tempo inteiro sobre a impossibilidade de voltar. As histórias são contadas porque os personagens estão presos em um presente do qual não conseguem escapar, então só resta revisitar o passado. Mas o passado também não oferece saída. As lembranças explicam como eles chegaram até ali, mas não dizem como continuar.
E acho que essa é a sensação que permanece quando o filme termina: a de que aquelas pessoas não estão simplesmente perdidas no mar. Elas estão perdidas dentro de suas próprias vidas.
Também é interessante pensar em Limite como um filme sobre o próprio cinema. A narrativa é sobre pessoas tentando encontrar uma saída, enquanto a forma do filme está o tempo inteiro tentando escapar dos limites da narrativa convencional. Peixoto filma uma porta e transforma a porta em composição; filma uma estrada e transforma a estrada em movimento; filma uma pessoa e transforma seu corpo em textura, sombra e forma. O filme está constantemente tentando descobrir até onde a imagem pode ir.
E talvez seja por isso que Limite continue tão vivo. Ele poderia facilmente ser apenas uma curiosidade histórica, “o grande filme brasileiro de 1931” que precisamos conhecer por sua importância. Mas não é isso. Ele ainda provoca uma reação. Algumas imagens continuam estranhas, bonitas e desconfortáveis quase cem anos depois. E isso é muito mais importante do que simplesmente ter sido pioneiro.
Não acho que seja um filme fácil de amar. Há momentos em que sua duração e sua narrativa fragmentada tornam a experiência cansativa, e algumas passagens podem parecer excessivamente contemplativas. Mas existe uma diferença enorme entre um filme que é difícil porque não funciona e um filme que é difícil porque exige que abandonemos nossa expectativa sobre o que ele deveria ser. Limite pertence claramente à segunda categoria.
No fim, o que Mário Peixoto constrói é uma espécie de poema cinematográfico sobre pessoas que chegaram ao seu próprio limite. O barco, o mar, as lembranças, os corpos e as paisagens formam uma imagem única de uma existência sem saída. E talvez seja justamente essa falta de saída que permita ao filme ser tão livre formalmente: quando não há mais para onde ir, resta olhar.
Limite é uma obra extraordinária, especialmente quando lembramos da época em que foi realizada. Mais do que um marco do cinema brasileiro, é um filme que parece ter sido feito por alguém que compreendeu muito cedo que o cinema podia ser memória, sensação, ritmo e pensamento — e não apenas uma história contada em imagens. É um filme sobre o fim, mas também sobre a infinita possibilidade da imagem.
Nota: 10/10
Título: Limite
País: Brasil
Gênero: Drama
Ano: 1931
Diretor: Mário Peixoto
Duração: 120 minutos


